terça-feira, 5 de junho de 2012

EMENDA DE FERIADO

Uma coisa que eu demorei pra aprender a apreciar é ficar em São Paulo em feriado.

Como boa moradora do interior, eu me acostumei a correr pra Jales toda vez que tinha uma folguinha da faculdade. Entrava no ônibus, tomava um remedinho pra dormir durante as 8h de viagem, acordava lá com alguém já me esperando na rodoviária (às 6h da manhã, minha gente, minha avó não podia ser mais fofa) e passava os dias sendo mimada, tomando sol e curtindo a vida caipira.

Aí o tempo passou, eu me formei, comecei a ter um pouco mais de dinheiro e mudei o foco dos meus feriados. De família no interior, passou para praia, visitar amigos, fazer alguma viagem rápida um pouco mais longe e tal.

E aí que começou o transtorno com trânsito para nós, pobres proletários, que não podemos sair mais cedo do trabalho numa véspera de feriado: 2h30 pra sair de São Paulo, 7h pra ir pra Ilhabela, 9h pra voltar, fila no pedágio, fila no banheiro do Frango Assado, sair de madrugada pra fugir do pico do fluxo e tudo mais.

Nunca tinha cogitado ficar em São Paulo em feriado, até que um dia a vida de publicitária me forçou. E não é que eu gostei?

Não de trabalhar, óbvio, mas do clima da cidade num feriadão. Os cinemas e os restaurantes ficam mais vazios, o trânsito fica mais amigável e até dá pra arriscar uma visita ao Bom Retiro pra umas comprinhas baratas sem correr o risco de ser pisoteado por pedestres raivosos.

 

E confesso que sinto certa alegria quando estou no bar ou na minha casa descansando e vejo metade do meu Facebook fazendo check-in em “Trânsito fudido na marginal” (sim, eu sou maldosa).

Então, se, por ter que trabalhar ou pra economizar um pouco, você não vai viajar nesse feriado, ou até mesmo se você não é de São Paulo e resolveu visitar a cidade, algumas dicas rápidas (depois, com mais calma, cada um desses lugares vai ganhar um post próprio): 


CENTRO 

Sim, o centro de São Paulo é lindo e merece ser visitado, mesmo que ainda mal cuidado e razoavelmente perigoso.

Pra quem puder, eu recomendo ir de metrô, os estacionamentos lá são caros e não valem a pena. Sem contar que a geografia do centro é confusa e se perder lá é super fácil (aquele lugar é um buraco negro no meu senso de direção).

Cuidado com bolsas e mochilas e não leve muito dinheiro, só o essencial, a chance de furto é considerável.

Os lugares que eu acho que mais valem a pena: Igreja da Sé; Theatro Municipal (vale dar uma olhadinha na programação, sempre tem shows gratuitos ou com um preço legal); Vale do Anhangabaú (um ponto que merece atenção é: descendo do Theatro Municipal para a Praça, prefira sempre o caminho do lado esquerdo, que é mais aberto e seguro); Mercado Municipal (pra quem curte, o clássico sanduiche de mortadela e o pastel de bacalhau são indispensáveis); Estação da Luz/Pinacoteca/Museu da Língua Portuguesa; feirinha de domingo da Praça da Liberdade. 


CICLOFAIXA

Aberta todos os domingos, das 7h às 16h, a Ciclofaixa também funciona nesse mesmo horário nos feriados nacionais e liga alguns parques que, quando mais vazios, ficam bem gostosos: Ibirapuera, Parque do Povo e Villa-Lobos.


AVENIDA PAULISTA

Não é Natal, mas andar na Paulista é sempre um programa gostoso.

Você pode começar do começo (Paraíso), e já fazer uma visita à Casa das Rosas, que eu acho linda e sempre tem alguma coisa cultural rolando.

Depois dá pra ir andando em direção à Brigadeiro e parar em um dos bares da Joaquim Eugênio de Lima pra comer uma porçãozinha e tomar alguma coisa.

Mais pra frente temos a FNAC, pra gente babar um pouco naqueles eletrônicos de gente grande.

Seguindo mais um pouco chegamos o MASP (não precisa nem entrar, só uma voltinha no vão livre já vale a pena, visto que o museu em si merece no mínimo uma tarde) e o Parque Trianon.

Mais um pouco a frente encerramos com a Rua Augusta e seu ar alternativo-hipster (vale descer algumas quadras sentido Centro pra sentir o clima) e a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, que é gigante e bem gostosa pra passar um tempo.

E, se a previsão do tempo acertar e estiver o frio e a chuva que estão dizendo, também tem algumas opções de cinema na região: Muliplex Bristol, no Center 3; Cine Bombril, no Conjunto Nacional; e Reserva Cultural, no prédio da Gazeta.


Eu, particularmente, vou viajar nesse feriado (depois vai ter post contando), mas acho que super dá pra se divertir com uma dessas dicas e curtir uma cidade diferente daquela que a gente vê todo dia, mesmo que seja só ir curtir um shopping ou o Ibirapuera menos lotado.



2 comentários:

  1. Vai achando que o Ibira fica menos lotado no feriado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas vezes em que eu fui era bem melhor que num domingo normal, não? rs

      Excluir